Histórico

O Seletroar foi fundado em março de 1991 para representar os trabalhadores da indústria eletroeletrônica do Paraná. A partir de dezembro de 2003, depois de uma alteração em seu estatuto, o Seletroar passou a representar apenas os trabalhadores do setor eletroeletrônico de Curitiba e Região Metropolitana.

 

 

MOBILIZAÇÃO E CRESCIMENTO

Como é normal, no começo o Seletroar enfrentou grandes dificuldades. Havia uma enorme resistência ao nosso sindicato por parte de outras entidades sindicais e tivemos que lutar muito para conseguir o registro no Ministério do Trabalho e Emprego.

Nos primeiros anos, nossa estrutura ainda era precária e o número de associados pequeno. Mas a intensa mobilização e participação de todos os trabalhadores fizeram com que, hoje, passássemos a ter cerca de 4 mil associados em uma base de mais de 25 mil trabalhadores.

 

 

SELETROAR PIONEIRO

A situação econômica do Brasil não era das melhores no início da década de 1990. Era uma época de total descontrole administrativo do país e o caos se refletia na economia. A inflação chegou a ser de 70% em apenas um mês. É claro que isso afetava o bolso no trabalhador. Os reajustes salariais não acompanhavam o ritmo do aumento dos preços. Em 1993, foi instituído o “gatilho” de correção da inflação para tentar minimizar o problema da desvalorização dos salários. O Seletroar, em março de 1993, foi o primeiro sindicato do Brasil a conseguir a aplicação mensal deste gatilho no salário dos trabalhadores de sua base.

 

 

 

SEDE PRÓPRIA

Depois de cinco anos de existência, em abril de 1996, o Seletroar passa a funcionar em sede própria, na rua Guararapes (Vila Isabel). Fruto do esforço de toda a base, a nova sede veio proporcionar melhor atendimento a todos os trabalhadores.

Em junho de 2004, foi inaugurada a ampliação da sede própria, com a construção de um prédio anexo ao já existente.

 

 

ELEIÇÕES E DEMOCRACIA

O Seletroar participa ativamente do processo de consolidação da democracia no Brasil. A cada quatro anos, são realizadas eleições para a diretoria do sindicato. Todo o processo é aberto e transparente, dentro das regras democráticas. Além disso, o trabalhador participa das decisões que lhe afetam diretamente, votando nas assembléias gerais e também nos acordos específicos de cada empresa. O Seletroar não toma decisões sem consultar o trabalhador.

 

 

 

INTEGRAÇÃO COM O MUNDO SINDICAL

Durante sua existência, o Seletroar tem estado presente em diversos encontros, reuniões e congressos do meio sindical e trabalhista. Nós acreditamos numa luta integrada de todos os trabalhadores do planeta por melhores condições de vida. Por isso, toda iniciativa que promova a troca de ideias, de informações e de experiências sobre o mundo do trabalho deve ser incentivada. O Seletroar tem dado sua contribuição promovendo eventos, como seminários, encontros e reuniões para discutir as questões sociais, econômicas, políticas e trabalhistas mais importantes e que mais afetam nossas vidas. Além disso, participamos de eventos semelhantes em todo o Brasil e no exterior, realizados na Venezuela, nos Estados Unidos e no Canadá. Temos recebido também visitas de delegações de sindicalistas de todo o mundo, como uma delegação argentina em 1996 e duas delegações chinesas, uma em 2003 e a outra em 2005.

 

 

ESPORTE E LAZER

O Seletroar sempre se preocupou em oferecer opções de esporte e lazer aos trabalhadores. Todo ano promovemos um torneio de futebol que se já se tornou tradicional. Dezenas empresas da base participam e, além da competição esportiva, o torneio é uma ótima oportunidade de congraçamento entre os trabalhadores da base.

Agenda

Nenhum evento no calendário
OUTUBRO 2018
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Não há eventos programados!